Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Descoberta de hidrogênio subterrâneo pode criar nova ‘corrida do ouro’ no mundo

Equipe de pesquisadores encontrou depósito quando buscava metano na Bacia de Lorraine, Nordeste da França

Conhecidos como hidrogênio natural, dourado ou branco, os depósitos naturais podem ser uma fonte importante.

 

 

 

 

Texto: Estação do Autor com BBC News

Edição: Scriptum

 

Buscando metano na Bacia de Lorraine, no Nordeste da França, a equipe do geólogo Jacques Pironon fez uma descoberta inesperada: um grande depósito de hidrogênio a cerca de 3.000 metros de profundidade. Para muitos, o elemento químico será um combustível essencial no futuro. A ideia é que, talvez, ele seja a chave para levar a economia global a zerar suas emissões de gases poluentes, uma vez que o hidrogênio não produz CO2 quando utilizado como combustível ou em processos industriais.

Em entrevista para a BBC News, Pironon, que é diretor de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) da França, na Universidade de Lorraine, creditou o sucesso da descoberta a um “golpe de sorte”.

Apesar da boa notícia, o hidrogênio tem uma desvantagem. Neste momento, a maioria das formas de produção não são verdes. Existem vários tipos de hidrogênio, classificados por cores. O cinza é produzido pela divisão do metano em dióxido de carbono e hidrogênio (H2). O azul é produzido da mesma forma, mas o CO2 é capturado e armazenado. Já o negro é produzido pela queima parcial do carvão. E, por fim, o raro hidrogênio verde, criado a partir da eletrólise da água em oxigênio e hidrogênio. Esse último relativamente caro e escasso.

Conhecidos como hidrogênio natural, dourado ou branco, os depósitos naturais podem ser uma fonte importante. A descoberta francesa não é inédita. Existe um pequeno poço em Bourakébougou, no oeste do Mali, e acredita-se também que existam grandes depósitos nos EUA, Austrália, Rússia e vários países europeus. O geólogo pesquisador do USGS, Geoffrey Ellis, alerta que a exploração do elemento químico não será fácil. Um problema, diz ele, é que atualmente há falta de mercado para o hidrogênio nos EUA, reduzindo o incentivo à exploração. “Portanto, há uma espécie de problema do ovo e da galinha: os mercados não se desenvolvem realmente até verem a oferta, e a oferta não será realmente desenvolvida até que se veja o mercado”, complementa.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!