Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Entenda como o novo ensino médio vai impactar o Enem

Depois de sofrer uma série de críticas, proposta está atualmente sendo rediscutida no âmbito do governo federal

Depois de sofrer uma série de críticas, proposta está atualmente sendo rediscutida no âmbito do governo federal.

 

Texto: Estação do Autor com Agência Brasil

Edição: Scriptum

 

Principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, o Enem deverá sofrer mudanças a partir de 2025. Quando o chamado novo ensino médio, aprovado em 2017, começou a ser implementado nas escolas públicas e particulares no ano passado, a previsão era que o Enem também mudasse para se adequar ao modelo. Depois de sofrer uma série de críticas, no entanto, a proposta está atualmente sendo rediscutida no âmbito do governo federal.

Reportagem de Mariana Tokarnia para a Agência Brasil mostra o que pensam especialistas e estudantes sobre o tema que, para alguns, têm gerado preocupação. Atualmente, o Exame Nacional de Ensino Médio é composto por provas de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, além de uma prova de redação. Teoricamente, o Enem deveria cobrar o que os estudantes aprenderam ao longo da trajetória escolar.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o Enem deverá ser reformulado para que as mudanças passem a valer em 2025. As discussões devem ocorrer dentro dos debates do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas para a educação a cada dez anos.

A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, relata a preocupação dos estudantes. Para ela, as mudanças no ensino médio foram muito impactantes. Ainda segundo Jade, o modelo anterior não era o ideal, mas a redução da formação básica de forma abrupta acirrou a desigualdade entre escolas públicas e particulares, uma vez que cada rede de ensino oferta a formação de acordo com a própria capacidade.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!