Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Entenda porque os idosos são as maiores vítimas da ‘síndrome do coração partido’

Processo é desencadeado quando a perda de uma pessoa é sentida tão intensa e dolorosamente que acaba levando à morte; nos primeiros 3 meses de luto risco é maior

A cardiomiopatia induzida por estresse, ainda que apareça com mais frequência em pessoas mais velhas, foi registrada em diferentes idades

 

 

Texto: Estação do Autor com Olhar Digital

Edição: Scriptum

 

 

A “síndrome do coração partido” acomete principalmente idosos. O processo é desencadeado quando a perda de uma pessoa é sentida tão intensa e dolorosamente que acaba levando à morte. Pesquisa mostra que nos primeiros três meses de luto esse risco pode aumentar entre 30% e 90%.

A cardiomiopatia induzida por estresse, conhecida como “síndrome do coração partido” ou “efeito viuvez”, ainda que apareça com mais frequência em pessoas mais velhas, foi registrada em diferentes idades, segundo pesquisa desenvolvida pelas universidades americanas de Yale e Wisconsin. Reportagem de Nayra Teles, editada por Bruno Capozzi para o site Olhar Digital, revela dados deste e de outros estudos sobre a condição citada pela primeira vez em 1990, no Japão. Ela foi batizada como cardiomiopatia de takotsubo, por se assemelhar a uma armadilha de polvo que leva o mesmo nome.

O trabalho dos americanos revela que quando um parceiro falece de maneira súbita, o risco de morte do cônjuge sobrevivente aumenta. O mesmo acontece com doenças crônicas que exigem um tratamento rigoroso do paciente, como diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão ou cólon. Nos casos em que o companheiro ou companheira tenha morrido de Alzheimer ou Parkinson, quando há um tempo maior para “se preparar” para a perda, a chance de morte é menor. Já o estudo publicado na revista de saúde norte-americana PlosOne demonstra que homens têm maior probabilidade de morrer pela síndrome.

Maria Julia Kovács, professora sênior do Instituto de Psicologia da USP e membro fundadora do Laboratório de Estudo sobre a Morte, explica que, em termos técnicos, a síndrome acontece quando o coração é abruptamente sobrecarregado por um estresse agudo e, como resultado, o ventrículo esquerdo do órgão se enfraquece. Entretanto, nem todos os casos da síndrome levam ao óbito. Geralmente, o estresse emocional é amenizado com o tempo e o coração consegue se recuperar. Os sintomas são crises depressivas, ansiedade, diminuição da função imunológica e declínio na saúde física. Kovács aconselha que ao perceber tais sinais na pessoa enlutada, é importante acompanhar de perto. Caso observe sinais de desvalorização da vida ou queixas e dificuldade de seguir em frente, é aconselhável uma conversa direta com a pessoa. Além de oferecer apoio e opções médicas especializadas, como a participação em grupos terapêuticos e terapia individual, conclui a especialista.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!