Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Escola pública do CE vence colégios dos EUA e Europa e leva prêmio de melhor do mundo

Projeto premiado, que bateu escolas de 34 países, foi de atendimento psicológico gratuito para alunos com profissionais voluntários

 

A Escola Municipal Joaquim Bastos Gonçalves recebeu R$ 246 mil pelo projeto de atendimento psicológico gratuito para alunos com profissionais voluntários.

 

 

Texto: Estação do Autor com Folha / UOL

Edição: Scriptum

 

Largando na frente de instituições privadas dos EUA e do Reino Unido, uma escola pública na pequena cidade de Carnaubal, no Ceará, ganhou o prêmio de melhor do mundo na área de apoio à vida saudável. A Escola Municipal Joaquim Bastos Gonçalves recebeu R$ 246 mil pelo projeto de atendimento psicológico gratuito para alunos com profissionais voluntários. A iniciativa foi considerada a melhor entre 34 países participantes.

A escola concorreu na categoria “promovendo vidas saudáveis” do concurso World’s Best Schools, realizado pela plataforma britânica de educação T4 Education. Reportagem de Luany Galdeano para Folha de S.Paulo destaca os motivos do reconhecimento internacional.

Segundo estudo publicado em maio na revista científica Jama Pediatrics, sintomas de depressão entre jovens de até 19 anos cresceram 26% em todo o mundo durante a pandemia. Em Carnaubal não foi diferente. Guilherme Barroso, professor de educação física, percebeu esses sinais enquanto dava aulas. Os estudantes tinham dificuldades de interação, estavam mais ansiosos e enfrentavam distúrbios mais graves, como automutilação. Barroso passou a buscar, nas redes sociais e comunidades de terapeutas, psicólogos dispostos a atender os alunos voluntariamente. Foi preciso ainda fazer um trabalho de convencimento entre os terapeutas sobre o potencial da iniciativa. A partir de resultados positivos, o projeto conta hoje com 20 profissionais.

Os atendimentos são feitos à distância, na casa do próprio aluno ou em uma sala no colégio para os que não têm internet ou estrutura onde moram. O dinheiro do prêmio será investido na construção de uma sala de acolhimento. Atualmente, escolas em todo o País procuram os professores da escola cearense para adotar a mesma iniciativa.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!