Texto Estação do Autor com g1
Edição Scriptum
Nascida em Juiz de Fora, a mineira Millena Xavier ganhou destaque como a mais jovem estudante a fazer parte da lista da Forbes Under 30, na categoria Ciência e Educação. Desde 2014 o ranking reconhece jovens empreendedores, criadores e game-changers de até 30 anos que revolucionam os negócios e transformam o mundo. Ela e o amigo Lucas Tejedor desenvolvem a ONG Prep Olimpíadas, que estimula a participação de jovens em olimpíadas científicas.
Reportagem de Ana Clara Ciscotto e Victória Jenz para o site g1 dá mais detalhes sobre a trajetória da estudante que já coleciona 38 premiações em competições científicas, sendo três ouros nas Olimpíadas Brasileiras de Tecnologia e Informática.
A ideia do projeto surgiu após Millena perceber que alguns estudantes tinham dificuldades em se inscrever nas competições científicas e encontrar materiais necessários para os estudos. A ONG Prep Olimpíadas, que utiliza ferramentas de Inteligência Artificial para buscar vagas em processos e conteúdos, já impactou cerca de 60 mil jovens em situação de vulnerabilidade social. “Quero estudar em Stanford, montar a minha própria empresa e ajudar jovens que desejam estudar fora por meio de uma Fundação Social, assim como estão me ajudando atualmente. Espero poder abrir portas para que jovens como eu enxerguem essas oportunidades, que antes eram ocultas”, declara a jovem.