Texto: Estação do Autor com Agência Brasil
Edição: Scriptum
Vem aí a Expedição 200 anos – Os caminhos da Independência do Brasil. Partindo do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), a expedição luso-brasileira vai refazer os passos do príncipe regente Dom Pedro I. A comitiva chegará ao seu destino, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, no dia 7 de setembro, data da proclamação da Independência do Brasil de Portugal, em 1822, às margens do Rio Ipiranga.
Integrada por dez pessoas dos dois países, a comitiva passará por 24 cidades nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é coordenada pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, idealizadora do projeto Heróis Portugueses do Brasil, e celebra os 200 anos da Independência, completados no ano passado. Alana Gandra, repórter da Agência Brasil, conversou com Vittorio Lanari, coordenador do projeto, criado com o objetivo de resgatar nomes de cidadãos portugueses importantes na concepção do Estado brasileiro, na forma como é hoje.
A iniciativa prevê a publicação de dois livros a cada expedição. Um didático contando a história do que ocorreu de forma lúdica, destinado a crianças e alunos do ensino fundamental. E o segundo deverá abordar a parte histórica, incluindo o diário de bordo da comitiva e sua relação com as comunidades por onde passa. O projeto prevê também a realização de um documentário cinematográfico sobre a expedição de Dom Pedro I que, além de proclamar a Independência do Brasil, outorgou a primeira Constituição em 1824.