Texto: Estação do Autor com CNN Brasil
Edição: Scriptum
Vivendo nas favelas, em residências que não possuem Código de Endereçamento Postal (CEP) e nome de rua, moradores encontram dificuldades para receber correspondência, assim como fazer cadastros e compras pela internet. Isso vai mudar. Em ação conjunta, o Google, a ONG Gerando Falcões e a empresa Na Porta vêm mapeando comunidades para criar endereços virtuais e tirar milhões de moradores da invisibilidade.
Segundo o Instituto Locomotiva e a Central Única das Favelas são quase 18 milhões de pessoas no País que não possuem CEP. O projeto já é aplicado em pelo menos três favelas de São Paulo. Reportagem de Mathias Brotero para a CNN Brasil mostra as estratégias para que mais pessoas tenham acesso ao serviço.
Anualmente, o Google For Brasil realiza evento onde parcerias são firmadas com organizações e empresas brasileiras voltadas à sustentabilidade, saúde pública e inclusão social. Neste ano, a gigante de tecnologia investiu na ampliação do Plus Codes, ferramenta que gera endereços virtuais, identificando áreas que não tenham ruas com nomes ou números. Mesmo com acesso à internet e potencial de compra superior a R$ 200 bilhões por ano, a maioria da população das favelas não tem um CEP.
Para Yael Maguire, CEO do Google Brasil, a inclusão social pode começar no meio digital. Segundo ele, é possível expandir a tecnologia para comunidades onde existe a oportunidade de criar inclusão, negócios e engajamento.