Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Grafiteiras de BH batem recorde em prédio de mais de 60 metros

Artistas mineiras recorrem à arte em céu aberto para fortalecer o movimento feminista.

 

Projeto “Nós Podemos Tudo” foi uma das estratégias que as artistas criaram para fortalecer o movimento feminista com imagens de mulheres “além do tempo”

 

Texto: Estação do Autor com g1

Edição: Scriptum

 

É cada vez mais comum ver nas grandes cidades brasileiras verdadeiros museus a céu aberto. São edifícios e fachadas cobertos de grafite. Belo Horizonte tem se destacado nessa forma de manifestação artística. Em um prédio com mais de 60 metros de altura no centro da capital mineira, as artistas do Minas de Minas Crew concluíram a maior obra já realizada pelo grupo em 11 anos de existência. O mural, pintado no Sesc Minas pelo coletivo de grafiteiras, homenageia mulheres como elas, de raízes mineiras.

Quatro jovens, munidas de tintas e sprays, coloriram a capital mineira a partir do olhar feminino. Com espaço ainda reduzido no universo do grafite, o projeto “Nós Podemos Tudo” foi uma das estratégias que as artistas criaram para fortalecer o movimento feminista com imagens de mulheres “além do tempo”. Reportagem de Jô Andrade para o G1 mostra a arte e os princípios deste coletivo feminino.

“Nós Podemos Tudo” é o mote principal do grupo que já deixou suas marcas nos arredores de Belo Horizonte, retratando artistas como Teuda Bara, Elza Soares, Alcione e a escritora Carolina de Jesus. Uma das integrantes do coletivo, Carolina Jaued, explica que a frase faz parte do histórico do grupo em defesa de mulheres, principalmente no grafite. “Independente de gênero, as mulheres estão prontas para esse trabalho. Para prédios, para ter o nome dentro da cidade. Estamos prontas para tudo”, afirma Carolina.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!