Texto: Estação do Autor com g1
Edição: Scriptum
“Esperando um despertar bem-sucedido para outro conjunto de tarefas!”, comemorou a Agência Espacial da Índia, em uma rede social, referindo-se ao robô explorador em missão na lua. Por duas semanas, o rover Pragyan conduziu experimentos em uma área inexplorada do satélite natural da Terra. Agora, chegou a hora de descansar. Ele foi colocado no modo “dormir”, mas mantém as baterias carregadas e o receptor ativo, caso tenha que voltar ao trabalho.
Leia mais sobre as descobertas da expedição lunar, em reportagem publicada no g1.
O robô indiano Pragyan pousou com sucesso no polo Sul da Lua no dia 23 de agosto, superando Rússia e Japão, que tentaram fazer missões semelhantes sem sucesso. A região, conhecida como a face escura do satélite, abriga grandes crateras que nunca receberam luz solar e, por isso, guarda grandes reservas de água congelada.
A exploração da superfície das regiões polares da Lua, compostas de rochas e solo, pode dar respostas sobre a formação do Sistema Solar. No mesmo dia em que o rover Pragyan foi desligado, a Índia lançou uma nova missão. Desta vez, enviou ao espaço um satélite para estudar o Sol. A sonda viajará por quatro meses até chegar ao destino ideal para iniciar novas pesquisas.