Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Lei que preserva produção intelectual brasileira faz 20 anos

Toda obra publicada no Brasil precisa ter pelo menos uma cópia enviada para a Fundação Biblioteca Nacional, mais antiga instituição cultural do País

A Fundação Biblioteca Nacional recebe, em média, 80 mil publicações por ano.

 

 

Texto Estação do Autor com Agência Brasil

Edição Scriptum

 

Há 20 anos, toda obra publicada no Brasil precisa ter pelo menos uma cópia enviada para a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a mais antiga instituição cultural do País. Promulgada em 2004, a Lei 10.994 “regulamenta o depósito legal de publicações, na Biblioteca Nacional, objetivando assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da bibliografia brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e cultura nacionais”.

“Um país sem memória não é um país”, destaca Gabriela Ayres, coordenadora-geral do Centro de Processamento e Preservação da FBN, responsável pela captação das obras enviadas por meio do Depósito Legal. Em reportagem de Francielly Barbosa para a Agência Brasil, Ayres explica que a Biblioteca Nacional não resguarda apenas a história do Brasil, mas a história da construção do País. O espaço recebe, em média, 80 mil publicações por ano.

Segundo Carlos Henrique Juvêncio, professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e autor de A Biblioteca e a Nação: Entre catálogos, exposições, documentos e memória, a Lei do Depósito Legal tem origem em uma outra legislação, do início do século 19. Em 1824, uma ordem do então imperador Pedro I exigia que todos os impressores da Corte, na cidade do Rio de Janeiro, deveriam submeter à Biblioteca Imperial e Pública da Corte, hoje a Biblioteca Nacional, um exemplar de todas as obras produzidas.

“A ideia é que a Biblioteca Nacional tenha todas as obras editadas e divulgadas no País desde a instituição do Depósito Legal no século 19 para que ela seja uma fonte de memória e complete o que se chama de Coleção Memória Nacional, formada por um conjunto de instituições, como o Arquivo Nacional e o Museu Nacional”, define o professor.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!