Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

‘Metrô no céu’, maior teleférico do mundo, é transporte público essencial em La Paz

Sistema de transporte na capital da Bolívia é sustentável e contribui para reduzir o fluxo de trânsito e acidentes na cidade

Rede de teleféricos que conecta a capital administrativa com a cidade vizinha de El Alto.

 

Texto: Estação do Autor com BBC News

Edição: Scriptum

 

Em La Paz, capital da Bolívia, ir voando para o trabalho não é força de expressão. É literal. Situada a uma altitude de 3.640 metros acima do nível do mar, a cidade é uma das mais altas do mundo, com terreno acidentado, montanhas, vales profundos e ruas estreitas. Por conta da topografia, foi preciso inovar no serviço de transporte público local. Em 2014, o governo lançou a empresa estatal Mi Teleférico, uma rede de teleféricos que conecta a capital administrativa com a cidade vizinha de El Alto.

Na BBC News, reportagem de Priscila Carvalho mostra as vantagens e como funciona esse tipo de transporte conhecido em La Paz como “metrô no céu”.

A rapidez dos trajetos e conservação do teleférico com cabines limpas, climatizadas e bom funcionamento em praticamente todas as estações permite ganho de tempo no dia a dia dos usuários. Ao contrário de veículos terrestres que emitem gases poluentes, o teleférico se destaca por sua sustentabilidade. Tem painéis solares que fornecem energia limpa às cabines e não ao sistema eletromecânico. Além de sustentável, o teleférico contribui para reduzir o fluxo de trânsito e acidentes na cidade

Embora a ideia pareça referência positiva para a América Latina, o projeto não daria certo em grandes cidades e capitais. Sergio Ejzinberg, engenheiro e mestre em Transporte pela Escola Politécnica da USP, explica que os teleféricos tiveram sucesso em La Paz pela condição topográfica. Em cidades como São Paulo, no Brasil, Medellin, na Colômbia, e Buenos Aires, na Argentina, o sistema de trilhos é o mais indicado.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!