Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Na China, etarismo profissional em tecnologia começa aos 35

Pesquisa mostra que 87% dos programadores chineses estão “gravemente preocupados” com seus empregos após completarem 35 anos

As empresas de tecnologia não escondem sua preferência por funcionários mais jovens e solteiros.

 

Texto: Estação do Autor com Financial Times/Folha de S.Paulo

Edição: Scriptum

Na China, profissionais de tecnologia são vítimas da chamada ‘maldição dos 35 anos’. Atualmente, ganha força no mercado de trabalho a tendência de demissão de trabalhadores nessa faixa etária. Essa situação de etarismo precoce assombra funcionários mais velhos. Empregadores entendem que eles são mais vulneráveis, com disposição reduzida para suportar longas horas de trabalho por conta das responsabilidades cotidianas.

Reportagem de Kai Waluszewski e Eleanor Olcott para o Financial Times publicada na Folha de S.Paulo analisa a condição de trabalhadores do setor de tecnologia chinês que sofrem com a repressão de Pequim e a desaceleração econômica. Dezenas de milhares de empregos foram cortados nos últimos meses. Além disso, as empresas de tecnologia não escondem sua preferência por funcionários mais jovens e solteiros.

Embora a lei trabalhista da China proíba os empregadores de discriminar com base em atributos como etnia, gênero e religião, ela não se refere explicitamente à idade. Na opinião do advogado trabalhista Yang Baoquan, alguns interpretaram a lei de forma mais ampla, proibindo a discriminação contra pessoas mais velhas, o que significa que os empregadores não citariam a idade como motivo de demissão.

Muitos departamentos do serviço civil da China restringem os exames de entrada para aqueles com menos de 35 anos. Anúncios de emprego para funcionários do setor de serviços, incluindo restaurantes e hotéis, também querem candidatos mais jovens. Isso deixou poucas opções para os funcionários de tecnologia na casa dos 30 anos que desejam mudar de carreira ou encontrar empregos temporários entre as colocações.

Uma pesquisa da plataforma de recrutamento Lagou Zhaopin, realizada em 2023, descobriu que 87% dos programadores estavam “gravemente preocupados” em serem demitidos ou não conseguirem encontrar um novo emprego após completarem 35 anos. Ou seja, a maldição dos 35 é uma fonte de grande ansiedade para os trabalhadores de tecnologia do país asiático.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!