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Navio cargueiro ‘movido a vento’ estreia em viagem ao Brasil

Especialistas definem a energia eólica para embarcações como promissora; indústria naval tenta reduzir emissões de carbono

 

Uma embarcação levada pelo vento, em vez de depender apenas de seu motor, pode reduzir as emissões de um navio de carga em até 30%.

 

 

Texto: Estação do Autor com BBC News

Edição: Scriptum

 

A visão de um navio de carga equipado com velas especiais gigantes atrai a curiosidade de todos. Fretado pela empresa de transporte marítimo Cargill, o Pyxis Ocean está fazendo sua primeira viagem, partindo da China rumo ao Brasil. A proposta desse tipo de cargueiro, que utiliza a energia eólica, é reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de carbono.

Reportagem publicada no site BBC News informa que uma embarcação levada pelo vento, em vez de depender apenas de seu motor, pode reduzir as emissões de um navio de carga em até 30%.

Dobradas quando o navio está no porto, as velas WindWings, de design britânico, são abertas depois da embarcação zarpar. Elas têm 37,5 metros de altura e são construídas com o mesmo material das turbinas eólicas, o que as torna mais duráveis.

O presidente da Cargill Ocean Transportation, Jan Dieleman, declara que o setor está em uma “jornada para descarbonizar”. Sua expectativa é que a tecnologia contribua com a indústria, caminhando em direção a um futuro mais verde. Na avaliação de especialistas, a energia eólica para embarcações é uma área promissora, já que a indústria naval tenta reduzir os estimados 837 milhões de toneladas de co2 que produz a cada ano.

A tecnologia aplicada no Pyxis Ocean foi desenvolvida pela empresa britânica BAR Technologies. De acordo com o chefe da equipe, John Cooper, “esse é um dos projetos mais lentos que já fizemos, mas sem dúvida com o maior impacto para o planeta”. Ele acredita que esta viagem inaugural representa uma virada para a indústria marítima. Cooper prevê que até 2025 metade dos novos navios serão encomendados com propulsão eólica.


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