
Segundo pesquisa, 72% dos adultos norte-americanos afirmam que dar gorjeta aos funcionários do setor de serviços é esperado com mais frequência do que há cinco anos
Edição Scriptum com Estação do Autor e DW
Dar gorjeta sempre foi um gesto de reconhecimento aos serviços prestados em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos comerciais. No entanto, as regras variam muito de país para país. Nos Estados Unidos, o comércio tem recorrido a truques cada vez mais criativos que provocam uma verdadeira “inflação de gorjeta”.
Reportagem de Timothy Rooks para o site DW trata da cultura da gorjeta, que, segundo historiadores, começou na Europa medieval, com os aristocratas distribuindo gratificações aos servos ou àqueles que trabalhavam em suas terras. No século 19, a ideia estava desaparecendo na Europa, mas chegou aos EUA. Mais tarde, seria reexportada para todo o mundo.
Na opinião de Michael Lynn, professor de marketing de serviços na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, a gorjeta é motivada principalmente por ajudar ou recompensar um bom serviço e alguns o fazem para cumprir uma sensação de obrigação. Outros ainda dão essa gratificação para obter ou manter um serviço preferencial futuro ou uma aprovação social, explicou Lynn.
Atualmente, as novas tecnologias mudam como e onde as gorjetas são esperadas. No passado, alguns dólares eram deixados na mesa do restaurante ou um pequeno troco era colocado na caixinha ao lado do caixa. O aumento do uso de cartões, aplicativos e sistemas de pagamento com telas sensíveis ao toque adicionaram opções de gorjeta. Durante a pandemia de Covid-19, muitas empresas deixaram de usar dinheiro em espécie e passaram a receber pagamentos sem contato e on-line. Dessa forma, as empresas que fornecem esses dispositivos digitais decidiram incluir um pedido de gorjeta.
Uma pesquisa realizada em 2023 pelo instituto YouGov nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Espanha e Itália mostrou que a esmagadora maioria dos que dão gorjeta em restaurantes nesses países repassa de 5% a 10%. Os Estados Unidos foram um caso à parte, com dois terços dos entrevistados dando gorjetas de 15% ou mais. A pesquisa também revelou que muitos americanos deixariam a recompensa mesmo em um restaurante com um serviço ruim ou péssimo.
Outra pesquisa sobre a cultura da gorjeta nos EUA, publicada pelo Centro de pesquisas Pew, em novembro de 2023, analisou a chamada inflação de gorjetas (tipflation) nos EUA. O levantamento descobriu que 72% dos adultos afirmam que dar gorjeta aos funcionários do setor de serviços é esperado com mais frequência do que há cinco anos. Além disso, apenas 34% dos adultos entrevistados afirmam que é extremamente ou muito fácil saber quando é realmente apropriado dar gorjeta.