Texto: Estação do Autor com BBC News
Edição: Scriptum
No Quênia, a população foi mobilizada em um feriado nacional para uma iniciativa inédita: combater as drásticas mudanças climáticas que atingem o planeta. A ideia foi encorajar o plantio de 100 milhões de mudas. O objetivo do governo é que 15 bilhões de árvores sejam plantadas em 10 anos.
Se cada queniano, entre os 50 milhões de habitantes, plantar pelo menos duas mudas, a meta será atingida. Reportagem de Basillioh Rukanga e Ken Mungai para BBC News conta como é feita a distribuição das árvores e os mecanismos para monitorar o programa.
Para estimular a participação dos quenianos, o presidente William Ruto plantou uma árvore em Makueni, no leste do país. Ao mesmo tempo, ministros de seu gabinete foram enviados a outras regiões ao lado de governadores de províncias e demais autoridades.
O plantio será monitorado por meio do aplicativo Jaza Miti, permitindo que cidadãos e organizações registrem suas atividades, incluindo a espécie da planta, número e data plantada. Alguns ambientalistas questionam a ação. Ao mesmo tempo que o governo defende o plantio de árvores, suspendeu recentemente a proibição da extração de madeira. Soipan Tuya, ministra do Meio Ambiente, defendeu a decisão justificando que apenas florestas projetadas para fins comerciais foram afetadas. Segundo ela, isso é necessário para alimentar a demanda local e criar empregos. Tuya acrescentou que o governo está tomando medidas contra madeireiros ilegais em outras áreas.