Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

O que são os ‘celulares burros’ e por que o modelo tem adeptos pelo mundo

Eles são usados por pessoas que procuram um estilo de vida sem a sensação de estar “dentro” da internet o tempo todo

A Nokia foi pioneira na fabricação deste tipo de celular

 

 

 

Texto: Estação do Autor com site g1

Edição: Scriptum

 

 

Você já ouviu falar em detox digital? E celulares burros? Na prática, dumbphones são os primeiros modelos de celulares existentes, sem aplicativos ou qualquer tipo de tecnologia de ponta. Mesmo parecendo improvável, esse aparelho tem lugar no mercado. São usados por pessoas que procuram um estilo de vida sem a sensação de estar “dentro” da internet o tempo todo.

Reportagem publicada no site g1 mostra como funcionam e por que há o interesse de alguns usuários pelos dumbphones, que ao contrário dos celulares inteligentes, contam somente com funções básicas como telefonar, enviar e receber mensagens por SMS.

Pioneira na fabricação de celulares dumb, a Nokia, da HMD Global, tem uma linha específica para o modelo, seu slogan é “telefone idiota, escolha inteligente”. Em entrevista ao The Washington Times em abril de 2023, Lars Silberbauer, diretor de marketing da empresa, justifica que esse tipo de aparelho agrada quem deseja simplicidade e quer evitar o cansaço digital. Apesar dos recursos limitados, os dumbs prometem bateria longa, que chega a durar dias. Por isso são também procurados por quem deseja ter um aparelho de backup, para emergências ou mesmo em viagem para falar o essencial com familiares e amigos.

Segundo a Counterpoint Research, empresa de pesquisa, análise e consultoria estratégica da indústria de tecnologia, o mercado deste tipo de celular contribui com pouco mais de 2% das vendas gerais de aparelhos nos Estados Unidos. A Counterpoint também apontou que, em 2022, quase 80% das vendas de dumbphones vieram do Oriente Médio, da África e da Índia.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!