Texto: Estação do Autor com CNN Brasil
Edição: Scriptum
As baixas temperaturas nos Estados Unidos causaram impacto na autonomia dos carros elétricos. É o que revela reportagem de Peter Valdes-Dapena para a CNN a partir de testes realizados pelo grupo de defesa do consumidor Consumer Reports. O desempenho das baterias dos veículos caiu cerca de 25%, em média, em temperaturas abaixo de zero, em comparação com dias com temperaturas externas mais altas.
Segundo Andy Garberson, chefe de marketing da empresa de pesquisa de baterias EV Recurrent, assim como os seres humanos, as baterias desses veículos funcionam melhor em uma faixa de temperatura que varia entre 60 e 70 graus Fahrenheit, aproximadamente de 15 a 21 graus Celsius. Com o frio, o carregamento leva mais tempo. Carregar, descarregar ou ligar o carro é uma reação química que fica mais lenta quando a temperatura cai. Porém, a maioria dos novos carros elétricos possui sistemas sofisticados de gerenciamento de temperatura que funcionam para manter a bateria próxima à temperatura ideal, explica Garberson.
A tecnologia permite colocar um carregador rápido EV como destino no sistema de navegação, fazendo com que o carro se prepare sozinho. Ou seja, a temperatura baixa ativa automaticamente o gerenciamento térmico para aquecer a bateria, disse ele. “O objetivo seria que, no momento em que você chegasse ao carregador, a bateria estivesse quente o suficiente para que não importasse a temperatura externa”.