Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Os extraordinários desenhos de Michelangelo que ficaram escondidos por quatro séculos

Descobertos por acaso em uma sala que armazenava carvão, obras serão expostas pela primeira vez a partir de 15 de novembro

 

Desenhos lembram algumas obras renomadas de Michelangelo, como David e os afrescos da Capela Sistina.

 

 

Texto: Estação do Autor com BBC News Brasil

Edição: Scriptum

 

Em 1975, Paolo Dal Pogetto, então diretor das Capelas dos Médici, em Florença, na Itália, encontrou um alçapão que levava a uma sala que antes armazenava carvão. Para sua surpresa, ao mandar remover o gesso das paredes, foram revelados desenhos, feitos com carvão e giz, atribuídos ao gênio renascentista Michelangelo. Os desenhos ficaram ocultos por 400 anos.

Um dos Museus Bargello, pertencentes às Capelas dos Médici, abrirão as portas das salas secretas ao público pela primeira vez em 15 de novembro. Em entrevista para a BBC News, Paola D’Agostino, diretora dos Museus, explicou que devido ao tamanho da abóbada e para proteger os desenhos, não entrarão mais que quatro pessoas por vez no local. As visitas devem durar no máximo 15 minutos, alternadas com intervalos de 45 minutos de total escuridão.

Segundo especialistas, os desenhos lembram algumas obras renomadas de Michelangelo, como David e os afrescos da Capela Sistina. “Ele desenhou coisas do passado como se estivesse fazendo uma viagem pela memória… era como ter um álbum de suas obras”, observa D’Agostino. Acredita-se que o artista tenha criado alguns desses desenhos em 1530, enquanto estava escondido para escapar de uma sentença de morte ordenada pelo Papa Clemente 7º, que fazia parte da família Médici, a mais rica de Florença e os governantes de fato.

Em 1527, os Médici, patronos de Michelangelo, foram expulsos da cidade e uma república foi estabelecida, com a qual o artista colaborou. Quando a família retomou o controle de Florença, Michelangelo se tornou seu inimigo e desapareceu por alguns meses para evitar ser morto. Foi provavelmente nessa época que ele fez os desenhos na sala escondida. A autoria das obras, no entanto, é cercada de polêmica. Alguns acreditam ser improvável que Michelangelo tenha passado meses, no auge de sua carreira, em um retiro tão sombrio.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!