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Para autor americano, pesquisa eleitoral se tornou negócio de risco

Pata W. Joseph Campbell, não é exagero dizer que o mercado das pesquisas está passando por uma crise

 “Não é exagero dizer que o mercado das pesquisas eleitorais está passando por uma crise”, afirmou W. Joseph Campbell

 

Redação: Scriptum com BBC News Brasil

 

Autor do livro Lost in a Gallup: Polling Failure in U.S. Presidential Elections (“Perdidos na Gallup: Falhas em pesquisas nas eleições presidenciais americanas”, em tradução livre), o professor de comunicação na American University, em Washington, W. Joseph Campbell, afirma em entrevista para Mariana Alvim, da BBC News Brasil, que o sempre difícil e custoso trabalho de fazer pesquisas eleitorais se deparou nos anos recentes com novos desafios – como pessoas pouco dispostas a participar das entrevistas, seja por orientação política, seja por não aguentarem mais receber ligações telefônicas indesejadas de números desconhecidos. “Não é exagero dizer que o mercado das pesquisas eleitorais está passando por uma crise”, disse ele à BBC News Brasil (leia aqui a íntegra da reportagem).

Independentemente dos motivos, o fato é que, nos EUA, os institutos de pesquisa estão passando por uma sequência sem precedentes de descompasso entre expectativas acerca do comportamento do eleitorado e a realidade revelada pelas urnas, segundo ele. “Em 2020, as falhas das pesquisas foram as piores em 40 anos, desde 1980, na eleição de Ronald Reagan contra Jimmy Carter”, disse. “Joe Biden ganhou em 2020 com cerca de 4,5% pontos percentuais de vantagem no voto popular, e alguns institutos chegaram bem perto disso. Mas a maioria ficou longe, com alguns estimando uma vantagem de 10 pontos sobre Donald Trump“, afirma Campbell, que trabalhou como jornalista por 20 anos e é doutor em comunicação. “Nas últimas cinco eleições presidenciais, os institutos de pesquisa como um todo subestimaram os votos para o partido Republicano.”


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