
Com investimento de US$ 15 milhões, a previsão de entrega é ainda em dezembro deste ano.
Edição Scriptum com Estação do Autor e Um Só Planeta
No estado do Colorado, nos Estados Unidos, animais e veículos terão mais segurança em uma região com histórico crítico de atropelamentos da fauna local. Uma ponte com 60 metros de largura por 63 metros de comprimento, a cerca de 80 km ao sul de Denver, promete ser a maior passagem de animais do mundo. Essa estrutura vai permitir atravessia segura de alces, cervos e ursos sobre a rodovia que recebe mais de 100 mil veículos por dia.
Reportagem de Nilson Cortinhas publicada no site Um Só Planeta mostra o projeto que faz parte de um sistema de infraestrutura ecológica que inclui túneis subterrâneos e cercas ao longo de um trecho de 29 quilômetros entre Denver e Colorado Springs.
Segundo o Departamento de Transporte do Colorado, antes do início das obras o corredor viário registrava um acidente por dia envolvendo animais silvestres nos períodos de migração, na primavera e no outono. Com investimento de US$ 15 milhões, a previsão de entrega é ainda em dezembro deste ano. A ponte deve ajudar a reduzir em até 90% as colisões entre veículos e animais, um problema recorrente em regiões de alta biodiversidade e tráfego intenso.
A travessia é projetada para grandes mamíferos, especialmente alces, que tendem a evitar túneis e preferem caminhos abertos e amplos. A expectativa é que a conexão viária também seja usada por ursos-negros, pumas e até alces-do-Canadá.
O projeto é fruto de uma colaboração entre o governo estadual, o Departamento de Transporte dos Estados Unidos e organizações ambientais como o Colorado Parks and Wildlife. O financiamento vem, em grande parte, da Lei Bipartidária de Infraestrutura de 2021, que prevê a construção de dezenas de travessias de fauna em todo o território norte-americano, como forma de reduzir os impactos da rede rodoviária sobre a biodiversidade.