Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Pequenas empresas respondem por 8 em cada 10 empregos criados em 2023

Pesquisa do Sebrae a partir de dados do Caged mostra que o setor de alimentação é o que mais contratou no período

Ano passado o destaque ficou para o setor de serviços, que liderou a criação de empregos com 631 mil novas vagas.

 

 

Texto: Estação do Autor com Agência Brasil

Edição: Scriptum

 

Mais uma vez as pequenas empresas mostram seu potencial na geração de empregos no País. Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados revela que as micro e pequenas empresas (MPE) responderam por oito em cada dez empregos criados na economia em 2023.

Reportagem de Luciano Nascimento para a Agência Brasil detalha o estudo indicando que, pelo terceiro ano consecutivo, as MPEs foram responsáveis pela maior parcela na geração de novos postos de trabalho no Brasil.

Ano passado o destaque ficou para o setor de serviços, que liderou a criação de empregos com 631 mil novas vagas. Nas médias e grandes empresas, o saldo foi de 181 mil novos postos de trabalho.

Entre as atividades econômicas, se destacaram os segmentos de restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, com 69 mil contratações; construção de edifícios, saldo de 58,1 mil vagas; e comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, hipermercados e supermercados, com 47,9 mil vagas.

Entre os setores que mais contribuíram para a geração de empregos, em dezembro de 2023, estão o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios; a comercialização de artigos de vestuário e acessórios; além de hotéis e similares, informou o Sebrae.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!