Pesquisar

tempo de leitura: < 1 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Pesquisa inédita analisa a ligação entre avós e netos

Cientista americano comprova o ditado segundo o qual não existe amor igual ao das avós

Relação das avós com seus netos tem mais empatia e é mais emocional do que com os seus filhos

 

Texto: Estação do Autor com O Globo

Edição: Scriptum

 

As avós mimam mais seus netos do que seus próprios filhos? Estudo conduzido por James Rilling, antropólogo da Universidade de Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, comprova por meio da ciência a verdade contida no ditado “não existe amor igual ao das avós”.

Conheça detalhes da pesquisa que indica que a relação das avós com seus netos tem mais empatia e é mais emocional do que com os seus filhos, na reportagem de João Pedro Fragoso, para O Globo.

Os resultados mapeados por Rilling e sua equipe indicaram um aumento nas atividades na área do cérebro associada à empatia emocional, relacionado, por exemplo, ao instinto de segurar, se aproximar e interagir com a criança. Assim, a pesquisa sugere que as avós são levadas a sentir o que seus netos estão sentindo quando interagem com eles.

Uma pesquisa coordenada pela Berlin Aging Study mostra que avós que cuidam de netos têm 37% menos risco de morte do que pessoas na mesma faixa etária que não cuidam das crianças. O estudo aponta também que a proximidade emocional entre netos e avós protege contra a depressão e outros transtornos mentais, além de favorecer habilidades socioemocionais. Já para a criança, sentir-se aceito e amado pelas avós contribui para a autoestima.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!