Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Pesquisadores acham, na Grécia, banheiro de Alexandre, o Grande, 2.300 anos depois de sua morte

Descoberta pode revelar um pouco mais sobre como era o dia a dia do rei da Macedônia; descoberta foi anunciada em programa de rede britânica

 

Arqueólogos encontraram cômodo que teria sido o lugar onde Alexandre, o Grande, tomava banho com seus companheiros

 

Redação Scriptum com O Globo

 

Arqueólogos revelaram ter encontrado o banheiro de Alexandre, o Grande, no Parque Arqueológico do Palácio de Aigai, no Norte da Grécia, de acordo com reportagem publicada por O Globo nesta quinta-feira (9) (veja a íntegra da reportagem aqui). A descoberta foi divulgada no episódio final da série Tesouros do Mundo de Bettany Hughes, da rede de televisão britânica Channel 4. Localizado na antiga cidade de Aigai, a primeira capital do Reino da Macedônia, o palácio foi lar e palco da coroação do conquistador. O terreno, que voltou a receber visitas em janeiro deste ano, após uma reforma que custou aproximadamente R$ 108 milhões, ocupa uma área de 15.000 m² perto da cidade de Vergina e abriga o Museu dos Túmulos dos Reis Macedônios, incluindo o de Filipe II, pai de Alexandre.

Durante o programa, a apresentadora e historiadora Bettany Hughes revelou que os arqueólogos descobriram a localização do banheiro do rei macedônio ao encontrarem restos de encanamento nas paredes. “Há um enorme ralo cortado na rocha e um banheiro comunal. Este teria sido o lugar onde Alexandre, o Grande, tomava banho com seus companheiros”, explica Hughes.

Embora a descoberta da localização do banheiro do palácio conte um pouco mais sobre como era a vida dos seus moradores, Hughes relembra que outros cômodos ainda precisam ser descobertos: “O quarto dele ainda não foi identificado, mas todos os cômodos do palácio estão lá”.

 


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!