Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Por que astronautas ficaram mais jovens durante missão espacial?

Rejuvenescimento é causado por alterações no DNA, identificado por meio de análises de sangue e amostras de pele

 

Mudanças foram registradas nos chamados telômeros, que são estruturas que envolvem os cromossomos humanos e sofrem alterações com o avanço da idade e estresse.

 

 

Texto Estação do Autor com Estadão

Edição Scriptum

 

Astronautas em órbita rejuvenescem. Estudo revela que tripulantes ficaram mais jovens durante uma missão espacial. Porém, o “efeito rejuvenescedor” é temporário e só é possível nas condições gravitacionais e de ambiente do espaço. Ou seja, ao retornar à Terra o rejuvenescimento se reverte.

Reportagem de Aline Albuquerque para o Estadão (assinantes) mostra o efeito causado nas células humanas fora das condições terrestres a partir da pesquisa divulgada no relatório Space Omics and Medical Atlas (Soma) in orbits, da revista Nature. A publicação é o maior compilado de dados de todos os tempos para medicina aeroespacial e biologia espacial, com pesquisas de mais de 100 instituições, de mais de 25 países.

O rejuvenescimento foi causado por alterações no DNA dos astronautas, identificado por meio de análises de sangue e amostras de pele. Essas mudanças foram registradas nos chamados telômeros, que são estruturas que envolvem os cromossomos humanos e, assim como todo o organismo, sofrem alterações com o avanço da idade e também pelo fator estresse.

No período fora da Terra as estruturas se alongaram, o que representa, biologicamente, uma reversão temporária do envelhecimento. Os biólogos envolvidos no estudo consideram que essa foi uma resposta de defesa do corpo humano por conta dos níveis de radiação no espaço sideral, que acabam sendo maiores que na Terra – protegida pela atmosfera.

De volta ao planeta, os telômeros retornaram ao estado natural registrado antes da viagem espacial. Mudanças bruscas nas estruturas celulares podem representar riscos à saúde, como a propensão para doenças cardíacas. Se o rejuvenescimento é considerado um benefício, também existem outros prejuízos à saúde durante missões espaciais, como perda óssea e sinais de estresse cerebral.

Um dos principais objetivos do trabalho é identificar todos os impactos no corpo humano para avançar na exploração espacial criando, ao mesmo tempo, estratégias que reduzam esses efeitos no corpo humano.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!