Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Produção de lixo eletrônico pela humanidade chegou a 62 milhões de toneladas

Produtos com vida útil reduzida, crescente eletrificação, deficiências de concepção e infraestrutura inadequada para a gestão de materiais agravam o quadro

Produção de resíduos eletrônicos aumenta cinco vezes mais rápido do que as estimativas feitas com base em dados sobre a reciclagem

 

 

Texto: Estação do Autor com ONU News

Edicão: Scriptum

 

 

O planeta está virando um imenso depósito de lixo eletrônico. Recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) revela que a produção de resíduos eletrônicos aumenta cinco vezes mais rápido do que as estimativas feitas com base em dados sobre a reciclagem. Só em 2022 foram 62 milhões de toneladas.

Reportagem publicada no site ONU News apresenta dados do relatório da ONU que incentiva países a investirem no aumento de taxas de recolhimento e reciclagem desse tipo de dejeto.

A quarta edição do Monitor Global de Lixo Eletrônico, GEM, indica que a quantidade de lixo eletrônico registrado como recolhido e reciclado foi de 14 milhões de toneladas (22,3%). A previsão é que esse total caia para 20% até 2030, devido à crescente lacuna nos esforços de reciclagem em relação à alta na produção mundial de lixo eletrônico. O aumento das disparidades em todo o mundo é atribuído a vários desafios, como o avanço tecnológico, crescimento do consumo, limitação nas opções de conserto. Some-se a isso produtos com vida útil reduzida, crescente eletrificação, deficiências de concepção e infraestrutura inadequada para a gestão desse material.

Cosmas Zavazava, diretor do Gabinete de Desenvolvimento das Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações, alerta para pesquisas que mostram que o desafio global de controle do lixo eletrônico só deve aumentar. Já o especialista do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa, Kees Baldé, apela por um maior investimento no desenvolvimento de infraestruturas, mais promoção de conserto e reutilização, capacidade de construção e medidas para interromper os envios ilegais de dejetos eletrônicos.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!