Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Quais as chances de você ser atingido por lixo espacial?

Risco existe, mas segundo especialistas a probabilidade de alguém morrer em um acidente doméstico é 1,5 milhão de vezes maior

Detritos entram na atmosfera do nosso planeta quase todas as semanas em trajetórias descontroladas

 

Texto: Estação do Autor com Climatempo

Edição: Scriptum

 

Estamos poluindo o espaço sideral e isso ocorre há décadas. Ainda que seja altamente improvável que atinjam uma pessoa, o Departamento Federal de Proteção Civil e Assistência a Desastres (BBK), da Alemanha, enviou um aviso aos residentes do país: nos dias 8 e 9 de março, pedaços de detritos espaciais poderiam sobrevoar ou até mesmo cair sobre o país. Reportagem de Josélia Pegorim para o site Climatempo aborda o assunto e mostra quais os tipos e consequências dos resíduos espaciais que chegam à Terra.

Não foi surpresa que o pallet de baterias descartado da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2021 tenha queimado ao reentrar na atmosfera, sobretudo acima da América Central. Pedaços menores de destroços teriam caído no Oceano Atlântico, em um corredor entre a Guatemala e a Flórida, nos Estados Unidos. Antes, o lixo espacial sobrevoou a Alemanha a uma altitude de 139 quilômetros, com a “trilha brilhante” no céu sendo observada por algumas pessoas. O objeto, do tamanho de um automóvel SUV, pesava cerca de 2,6 toneladas.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), os detritos entram na atmosfera do nosso planeta quase todas as semanas em trajetórias descontroladas. Ou seja, não guiados por computadores ou humanos na Terra. O número tem aumentado desde a década de 1960. Em média, de 1960 a 2000, cerca de 500 pedaços de entulho espacial caíram por ano na Terra.

Alice Gorman, arqueóloga e especialista em detritos espaciais, em entrevista ao site DW, em 2021, afirmou que alguns combustíveis de espaçonaves são tóxicos, como a hidrazina, por exemplo. Existem metais como o berílio e o magnésio que geralmente estão na forma de ligas, sendo que o berílio é bastante prejudicial. Com relação aos riscos que detritos espaciais causam, especialistas estimam que uma pessoa tem 65 mil vezes mais probabilidade de ser atingida por um raio do que por um pedaço de lixo espacial. E a probabilidade de alguém morrer em um acidente doméstico é 1,5 milhão de vezes maior do que de ter um detrito espacial atingindo a sua cabeça.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!