Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Qual é a melhor hora para dormir? Harvard definiu o momento ideal para o sono saudável

Pessoas que dormem entre as 22 e as 23h têm sono mais reparador e menor probabilidade de desenvolver doenças cardíacas

 

Deitar em horários não convencionais altera o ritmo circadiano, essencial para regular as funções vitais do organismo.

 

 

Texto: Estação do Autor com La Nacion/O Globo

Edição: Scriptum

 

Quem nunca teve insônia uma vez na vida? Além de queixa recorrente em consultórios médicos, a falta de sono precisa de atenção. Entre as consequências de noites mal dormidas estão o cansaço extremo, baixa produtividade e problemas de saúde. Estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, avaliou 90 mil homens e mulheres entre 45 e 79 anos, revelando o impacto nos problemas cardíacos provocados pela insônia. Saiba mais da pesquisa que monitorou por uma semana o sono de mais de 88 mil pessoas na reportagem de Melanie Shulman para La Nacion, publicada em O Globo (assinantes).

Existe uma hora ideal para dormir? O estudo, publicado pela revista científica European Heart Journal-Digital Health, indica que pessoas que vão dormir entre as 22 e as 23 horas têm um sono mais reparador e a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas é menor. Também, segundo os autores, deitar em horários não convencionais altera o ritmo circadiano, essencial para regular as funções vitais do organismo.

Alejandro Andersson, médico neurologista e diretor do Instituto de Neurologia de Buenos Aires, esclarece que há uma relação entre o ritmo circadiano e a liberação do hormônio melatonina, que é responsável por induzir o sono. Dessa forma, ir para a cama mais cedo do que o intervalo recomendado acarretará em mais dificuldade para adormecer, pois a melatonina ainda não está completamente secretada.

O especialista em medicina do sono e do trabalho e diretor do Instituto Ferrero de Neurologia e Sono, Pablo Ferrero, explica que a hora perfeita é relativa ao cronotipo de cada pessoa: à biologia, estilo de vida e a atividades. Já o relatório da Fundação do Sono dos Estados Unidos enfatiza que o ideal é adormecer e acordar à mesma hora: “Geralmente é mais saudável estar acordado durante os momentos de luz natural e dormir nos períodos de escuridão”, conclui.

Dormir é fundamental. O sono libera o estresse acumulado durante o dia, repara os tecidos do corpo e consolida a memória. Embora seja difícil manter uma rotina rígida de ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias, fazer isso ao longo do tempo tende a proporcionar maiores benefícios e melhor regulação ao ciclo circadiano.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!