Texto: Estação do Autor com Poder 360
Edição: Scriptum
A fama de São Paulo como berço do empreendedorismo se confirma com a publicação do ICE (Índice de Cidades Empreendedoras), nessa semana. Considerado o principal raio-X do ambiente de negócios do país, o ICE coloca mais uma vez a capital paulista como a melhor cidade para empreender no Brasil.
O estudo realizado pelo ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) aponta que São Paulo saiu na frente das outras cidades com perfil de empreendedorismo. Brasília e Rio de Janeiro foram rebaixadas no ranking. Reportagem de Marina Barbosa para o Poder 360 explica como o índice avalia o desempenho dos principais municípios brasileiros.
Os pesquisadores medem sete fatores determinantes para definir a posição das cidades: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, capital financeiro e humano, inovação e cultura empreendedora. A diretora da Enap, Diana Coutinho, esclarece que o ICE funciona como uma espécie de farol, auxiliando os gestores públicos a identificarem os pontos que devem ser melhorados em suas cidades, assim como as empresas que estão buscando um bom lugar para empreender.