
Startup usa um sistema arrojado de músculos artificiais, o que garante os movimentos suaves e realistas.
Texto Estação do Autor com Estadão
Edição Scriptum
Tudo começou com uma mão robótica capaz de imitar a humana, com ossos e músculos artificiais. O polegar da invenção conseguia pegar bolas com facilidade e realizava outras rotações precisas. A partir dessa base, a Clone Robotic, uma startup polonesa, criou o Protoclone, robô feito com mais de mil fibras musculares artificiais e 500 sensores.
O robô é alimentado por água, o que otimiza sua eficiência energética, além de evitar ruídos de motores a combustão e elétricos. A startup usa um sistema arrojado de músculos artificiais, o que garante os movimentos suaves e realistas. Reportagem de João Pedro Adania para o Estadão (assinantes) traz mais detalhes sobre o projeto.
Segundo a CloneRobotic, “para obter as qualidades desejáveis do músculo esquelético de mamíferos, uma fibra muscular sintética adequada deve responder em menos de 50 milissegundos com uma contração descarregada maior que 30% e, pelo menos, um quilo de força de contração para uma única fibra muscular de três gramas”. O sistema esquelético do Protoclone contém 206 “ossos” (a mesma quantidade dos humanos) e um pequeno número de fusões ósseas. “As articulações são totalmente feitas com ligamentos artificiais e tecidos conjuntivos”, diz a empresa.
Equipado com quatro câmeras de profundidade no crânio para entender o espaço ao seu redor, o robô também “enxerga” por meio de 70 sensores inerciais que tem a missão de reconhecer, localizar, orientar e direcionar a força necessária do próprio corpo. Ao todo, 320 sensores de pressão são usados para feedback de força em nível muscular. Essa tecnologia foi chamada de Myofiber.
O Protoclone é o primeiro androide bípede e musculoesquelético do mundo, afirma a Clone Robotics. Em dezembro, a startup entrou no mercado de robótica humanoide com o lançamento do Clone Alpha, uma versão demo do robô humanoide em escala real anunciado nesta semana.