Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Super-tempestade solar: cientistas alertam para risco de ‘apocalipse’ na internet

Evento climático interferirá no campo magnético da Terra e pode atingir redes de comunicação, gerando um colapso sem precedentes

 

Grandes erupções de gás geradas na coroa solar atingem o campo magnético terrestre, causando tempestades geomagnéticas, prejudicando meios de comunicação

 

Texto: Estação do Autor com O Globo

Edição: Scriptum

 

Um evento climático perturbador ameaça o mundo moderno. Cientistas emitiram alertas sobre a chegada de uma super-tempestade solar que pode causar um “apocalipse” na internet por meses. O fenômeno é resultado de explosões solares que lançam massa coronal (EMC) para a Terra, interferindo no campo magnético do planeta. Reportagem publicada em O Globo (assinantes) explica o que é uma super-tempestade solar e o que seus efeitos podem causar nos dias de hoje.

O pesquisador Peter Becker, participante do projeto com a Universidade George Manson e o Laboratório de Pesquisa Naval, nos Estados Unidos, trabalha no desenvolvimento de um sistema para alertar a população cerca de 18 horas antes que as partículas solares comecem a alterar o campo magnético terrestre. Segundo ele, em uma EMC, há grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura que são geradas na coroa solar. Quando o gás atinge o campo magnético terrestre, tempestades geomagnéticas podem ser causadas, prejudicando os meios de comunicação e as estações elétricas.

Não é a primeira vez que o fenômeno acontece. Em 1859, uma poderosa tempestade solar geomagnética conhecida como Evento Carrington ocorreu durante o auge do ciclo solar. No entanto, agora é diferente. Hoje, com a dependência econômica da internet, Becker acredita que a super-tempestade pode provocar um período caótico, já que rede elétrica, satélites, GPS e equipamentos de comunicação podem ficar vulneráveis.

O cientista lembra que a internet atingiu a maioridade durante uma época em que o Sol estava relativamente calmo. Peter Becker prevê que o atual ciclo solar aumente e atinja o pico em 2024. Para ele, há cerca de 10% de probabilidade de que, na próxima década, “algo realmente grande aconteça e possa acabar com a internet”.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!