Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ PUBLICAÇÃO }

Caderno Democrático discute a crise da segurança pública brasileira

Fascículo lançado pela fundação e disponível para leitura on-line ou download gratuito traz íntegra do debate com o coronel reformado da PM José Vicente da Silva Filho

Redação Scriptum

 

Ao contrário do que muitos acreditam, o tráfico de drogas não é o principal problema da segurança pública no País. O cerne da questão está na péssima gestão do sistema na maioria dos Estados, segundo um dos maiores especialistas brasileiros na área, José Vicente da Silva Filho, coronel reformado da Polícia Militar de São Paulo e ex-secretário nacional de Segurança Pública. Ele é o personagem do Caderno Democrático A polícia no Brasil, editado pela fundação de estudos e formação política do PSD e já disponível para leitura on-line ou download.

“Não é falta de gasto ou de estrutura, temos um problema dramático de gestão”, afirma na publicação, que traz a íntegra do debate “Criminalidade e a atuação da polícia brasileira”, do qual José Vicente participou, no Espaço Democrático. O podcast do debate está disponível aqui. “No Norte e no Nordeste, vemos uma impressionante deterioração da segurança pública, enquanto nas regiões Sul e Sudeste, com exceção do Rio de Janeiro, os índices de violência estão próximos ou melhores do que os de países do Primeiro Mundo”, disse. Ele lembrou como exemplo os Estados da Bahia, onde o número de mortes violentas supera os 40 homicídios por 100 mil habitantes, e São Paulo, onde ocorrem a cada ano 10 mortes ou menos por 100 mil habitantes.

Participaram do debate com o coronel José Vicente os cientistas políticos Rubens Figueiredo e Rogério Schmitt, o sociólogo Tulio Kahn, os economistas Luiz Alberto Machado e Roberto Macedo, o superintendente da fundação Espaço Democrático, João Francisco Aprá, o gestor público Januario Montone, a secretária nacional do PSD Mulher Ivani Boscolo, o advogado e empresário Helio Michelini, e os jornalistas Marcos Garcia e Sérgio Rondino, coordenador de comunicação da Fundação Espaço Democrático.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!