Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ DEBATE }

Espaço Democrático discute conjuntura política e econômica

Primeira reunião da Fundação para Estudos e Formação Política do PSD analisou o Brasil depois da posse de Lula

O pacote de medidas de ajuste fiscal foi um dos principais assuntos abordados pelo grupo de consultores da fundação

 

Redação Scriptum

 

Os cenários político e econômico brasileiros foram tema, nesta terça-feira (17), da primeira reunião do ano do Espaço Democrático – a fundação para estudos e formação política do PSD.

O pacote de medidas de ajuste fiscal anunciado na última semana pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi um dos principais assuntos abordados pelo grupo de consultores da fundação – as propostas pretendem transformar o rombo de R$ 231,55 bilhões, previsto nas contas do governo federal para este ano, em superávit de R$ 11,13 bilhões.

O economista Luiz Alberto Machado citou texto de autoria de outro economista, o pesquisador associado do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) Marcos Mendes, em sua análise. Considerou que o conjunto de medidas é otimista – “estima crescimento do PIB da ordem de 2,5% no ano, enquanto o Boletim Focus prevê 0,77%”, destacou –, mas tem efeito temporário, de apenas um ano. Januario Montone lembrou a avaliação de Felipe Salto, economista-chefe da Warren Renascença e ex-secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo em 2022. “Ele disse que o Haddad está no caminho certo, mas espera que este pacote seja complementado com a Reforma Tributária no segundo semestre”. Para o economista Roberto Macedo, “foi um bom começo, mas o efeito é de curto prazo”.

Os consultores do Espaço Democrático também analisaram as medidas tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra os participantes de atos antidemocráticos em Brasília e os primeiros dias do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Participaram da reunião semanal da fundação, além dos economistas Luiz Alberto Machado e Roberto Macedo e do gestor público Januario Montone, os cientistas políticos Rubens Figueiredo e Rogério Schmitt, o sociólogo Tulio Kahn, o advogado e empresário Helio Michelini, a secretaria nacional do PSD Mulher e integrante do Conselho Curador do Espaço Democrático, Ivani Boscolo, o especialista em gestão Rafael Auad e os jornalistas Eduardo Mattos e Sérgio Rondino, coordenador de comunicação do Espaço Democrático.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!