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Documento discute o modelo pedagógico brasileiro

Caderno de autoria do economista e mestre em Criatividade e Inovação Luiz Alberto Machado está disponível para leitura on-line ou download gratuito

Redação Scriptum

 

A educação brasileira é tema da mais recente publicação do Espaço Democrático – a fundação para estudos e formação política do PSD. O caderno Por um modelo pedagógico atualizado, de autoria do economista Luiz Alberto Machado, já está disponível para leitura on-line ou download. Consultor do Espaço Democrático, ele tem uma densa carreira acadêmica: é mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e especialista em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), onde foi professor da disciplina História do Pensamento Econômico da FAAP, e das disciplinas Criatividade e Pensamento Estratégico Brasileiro na pós-graduação.

Em Por um modelo pedagógico atualizado, Machado traz um alentado diagnóstico da nossa forma de ensino. “Tenho me preocupado com questões relacionadas aos modelos pedagógicos adotados em nossas escolas e faculdades há muitos anos”, conta ele. “E desde o primeiro momento tive uma certeza: não seria possível continuar mais com o modelo pedagógico ainda prevalecente na esmagadora maioria de escolas e faculdades, que combina ensino padronizado, baseado na maior parte das vezes em exposição oral e avaliações individualizadas, nas quais se exige mais a reprodução do que foi transmitido aos alunos do que a produção do conhecimento”.

Segundo ele, ainda é dominante o estilo em que o professor passa quase todo o tempo de suas aulas expondo oralmente a matéria, cabendo ao aluno um papel passivo na relação entre ensino e aprendizagem. “Apesar das evidências apontadas em diversas pesquisas a respeito de estilos de aprendizagem mostrando as limitações do aprendizado auditivo, há ainda um volume significativo de professores que insistem em utilizar em suas aulas esse estilo baseado exclusivamente na oratória, no qual o professor passa a maior parte do tempo falando e o aluno, passivamente, escutando”, diz ele.

O novo caderno é parte da série Documentos, que já abordou, em publicações anteriores, conteúdos em várias áreas: Propostas para o combate ao crime no Brasil (de Tulio Kahn), A cultura brasileira – formação e futuro (de Danilo Santos de Miranda), As 3 minirrevoluções brasileiras 1994-2014 (de Rubens Figueiredo) e Economia criativa – Superando desafios de um mundo em transformação, do mesmo Luiz Alberto Machado.


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