Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ PUBLICAÇÃO }

Milícias do Rio são tema de novo Caderno Democrático

Em entrevista, jornalista Rafael Soares conta como as milícias nasceram e se desenvolveram no Rio de Janeiro

Redação Scriptum

O surgimento e crescimento do fenômeno das milícias no Estado do Rio de Janeiro é o tema da mais recente edição da série Cadernos Democráticos, já disponível para leitura on-line ou download gratuito no site da fundação para estudos e formação política do PSD. A publicação traz a íntegra da entrevista do jornalista Rafael Soares para o programa Diálogos no Espaço Democrático, disponível no canal de Youtube da fundação. Repórter do jornal O Globo, ele é autor do livro Milicianos: Como agentes formados para combater o crime passaram a matar a serviço dele (Editora Objetiva, 320 páginas).

Na entrevista concedida ao sociólogo Tulio Kahn e aos jornalistas Sérgio Rondino e Eduardo Mattos, Soares detalha como as milícias, que nasceram no bairro de Rio das Pedras, na zona Oeste do Rio – pelas mãos de comerciantes que queriam se defender de bandidos – foram capturadas por ex-policiais, que trocaram a farda pelo crime. “O Estado tem grande responsabilidade no fato de policiais civis e militares se juntarem ao crime”, diz o jornalista.

O jornalista Rafael Soares

Ele usa como exemplo do seu argumento o ex-policial militar Ronnie Lessa, assassino confesso da vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, que denunciou os mandantes do crime recentemente. “O Lessa era considerado uma lenda na corporação, um cara que teve carreira meteórica, que foi de soldado a sargento em dois anos, o que aconteceu em razão dos muitos elogios, congratulações, gratificações por bravura, ou seja, a ficha dele era a de um robocop”, conta. “Mas quando comecei a apurar detalhadamente as ocorrências que alavancaram essa carreira meteórica, percebi que em todas elas havia suspeitas ou indícios de violações aos direitos humanos: tortura, execução, desvio de drogas ou armas; casos que não foram investigados como deveriam pela PM”.

Para o jornalista, na época em que Lessa foi envolvido nesses muitos casos o Estado tinha como saber o modus operandi dele. “A política de segurança pública do Rio, e não estou me referindo a apenas um governo, deu faca e queijo na mão para o Lessa, que virou um criminoso porque o Estado formou ele para isso, fechando os olhos para os crimes que ele cometia e incentivando a cometer esses crimes com elogios, promoções”.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!