Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ POLÍTICA }

Espaço Democrático publica série de Antonio Paim

“Breve história do pensamento político” reúne textos produzidos pelo historiador pouco antes de sua morte, em maio

         

 

 

Rogério Schmitt, cientista político e colaborador do Espaço Democrático

O professor Antonio Paim, que morreu no último dia 1º de maio, era uma máquina de redigir. A sua produção intelectual perdurou até o fim da sua vida. E a sua colaboração com o Espaço Democrático também resultou na publicação de inúmeros textos no site da fundação.

Há pouco mais de um ano, na introdução que escrevi para a coletânea “Personagens da Política Brasileira”, livro de autoria dele publicado pelo Espaço Democrático, fiz uma retrospectiva dos artigos com os quais ele já havia nos brindado.

E não é que a colaboração do nosso professor não parou por ali? Naquele mesmo ano de 2020, entre junho e setembro, o site da fundação ainda publicou uma nova série de dez artigos, intitulada “90 Anos da Revolução de 1930” (leia aqui).

Agora, em homenagem póstuma, tive a honra de revisar uma última sequência de artigos do professor Paim, batizados com o nome de “Breve história do pensamento político”.

Essa nova série começa a ser publicada semanalmente, aqui no site do Espaço Democrático, a partir da próxima segunda feira (14). Também será composta por dez artigos, que exploram a pensamento político ocidental desde a Antiguidade até o começo do século 20. Mesmo sem ser exaustiva, a seleção de autores clássicos feita por ele traz uma visão bastante coerente do seu próprio pensamento político, com a sua ênfase habitual em temas como o governo representativo e a democracia.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!